O crescimento da
EAD no Brasil vem sendo cada vez maior. Programas do governo para facilitar o
acesso de alunos ao ensino superior são o principal incentivo ao crescimento do
número de cursos e vagas oferecidos na modalidade EAD.
A expansão EAD e vantagens nos cursos
superiores
Atualmente
fazer uma graduação não é mais uma conquista de poucos
estudantes. Muito se tem feito para que o ensino superior chegue até as mais
variadas classes sociais. Projetos do Ministério da Educação (MEC) como
o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos
(ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a
Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem contribuído para que ensino de
qualidade chegue a cada canto do país.
Cada
um desses programas atua de uma forma e atende a determinado grupo e pessoas,
fazendo com que haja a expansão EAD no Brasil.
Nos próximos
tópicos o funcionamento de cada um será mais bem explicado.
Sisu: expansão EAD
e universidades públicas
O
SiSU é um programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona alunos
para universidades públicas de ensino superior. Os alunos são selecionados a
partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e as inscrições
do SiSU são feitas pela internet. Para aqueles que desejam ingressar em uma Instituição
Pública EAD pelo SiSU é necessário que se faça a prova do ENEM.
Prouni
O
ProUni concede bolsas parciais e integrais em faculdades
privadas que oferecem cursos de graduaçãoe sequenciais. O
ProUni atende aos alunos que tenham a renda familiar de até três salários
mínimos por pessoa. Para conseguir bolsas integrais que cubram 100% do valor da
mensalidade, a renda familiar por pessoa não pode ultrapassar um salário mínimo
e meio. Para aqueles alunos cuja renda familiar seja de até três salários
mínimos por pessoa, a bolsa concedida pelo ProUni será de 50%
do valor da mensalidade. Além disso, os outros 50% podem ser financiados pelo
Fies. Muitas faculdades privadas de ensino a distânciautilizam as
notas do ENEM para liberar as bolsas, com o isto a ligação entre esses projetos
e a expansão EADé de extrema importância.
Fies
O Fies é
um financiamento com juros baixos (cerca de 3,5 % ao ano) disponibilizado para
alunos de baixa renda. A solicitação desse financiamento pode ser feita em
qualquer período do curso, porém não atende aoscursos a distância. Se o
Fies permitisse o financiamento para o ensino a distância, muitas pessoas iriam
ter a oportunidade de crescimento profissional e também incentivar a expansão
EAD.
Universidade Aberta do Brasil:
principal incentivadora da expansão EAD
A
Universidade Aberta do Brasil (UAB) é o conjunto de várias universidades públicas no
país com a finalidade de levar conhecimento até aqueles que não tem acesso à educação
superior. A prioridade desse sistema é atender os professores de educação
básica, mas nada impede que a população que não leciona faça esse tipo de
curso. A UAB utiliza a educação a distância para levar
conhecimento aos seus alunos e boa parte das universidades participa desse
projeto. A UAB é uma grande incentivadora da expansão EAD, fazendo
com que as barreiras entre a educação e aquelas pessoas que moram em locais mais
distantes e com poucas oportunidades de educação, sejam reduzidas.
Devido
às facilidades encontradas para se fazer uma graduação, muitas
pessoas estão conseguindo realizar o desejo de se formar em um curso superior.
De acordo com o Censo da Educação Superior de 2010, o número de alunos que
concluíram a graduação chegou ao recorde de 973 mil pessoas.
Expansão EAD
O Ensino
a Distância (EAD) é a modalidade de ensino que mais cresce atualmente
no Brasil. A expansão EAD ocorre devido a grandes diferenciais
oferecidos pela modalidade EAD. A arma mais importante é a
flexibilidade de horários, já que o aluno não fica preso a horários estipulados
pela instituição, as aulas eadsão moldadas
pelos alunos. Os cursos a distância e as faculdades que
oferecem o ensino a distância vem se multiplicando ano após ano e a tendência é
que essa procura aumente ainda mais.
O EAD pode
ser dividido em três gerações. A primeira geração foi caracterizada
pelos cursos por correspondência. Nesse tipo de curso, o aluno recebia o
material solicitado em casa, com conteúdos e exercícios a respeito do tema que
seria estudado. Um bom exemplo dessa geração é o Instituto Universal
Brasileiro, que utilizava as correspondências para ensinar e treinar os alunos
para o mercado de trabalho. A segunda geração do Ensino a Distância no
Brasil se deu a partir dos anos setenta, quando o foco principal ainda eram os
materiais impressos, mas também fitas de vídeo, programas da televisão, etc. O Telecurso é
um programa que exemplifica essa geração. Nessa mesma época, na Europa e nos
Estado Unidos já surgiam as primeiras Universidades Abertas. A terceira e
última geração é classificada pelos dias atuais, pelaexpansão EAD. Nessa
geração a tecnologia está totalmente integrada, os alunos
utilizam os mais diversos recursos, como computadores conectados à internet, e
o número de estudantes cresceu muito.
De
acordo com o Censo da Educação Superior de 2010, as matrículas nos cursos
a distância chegam a 14,6% do total de matrículas dos cursos de graduação no
Brasil. Dessa porcentagem, 45,8% se encontram nos cursos de licenciatura, 28,8%
nos cursos de bacharelado e 25,3% nos cursos tecnológicos,
enquanto que no ensino presencial a maior parte dos alunos frequenta um curso
de bacharelado. A faixa etária presente na modalidade a distância também difere
do ensino presencial. Nos cursos a distância 50% dos alunos tem até
32 anos, 25% tem até 26 e 25% tem mais de 40 anos. A média de idade dos cursos
a distância é 33 anos, enquanto que nos cursos presenciais essa média é de 26
anos. Pode-se concluir com isso que a educação a distância atende
a pessoas mais velhas do que nos cursos presenciais.
Os Cursos mais Procurados com a
expansão EAD
Ainda de acordo com
o Censo, os 10 cursos de EAD mais procurados no Brasil são:
• Pedagogia com
34,2% das matrículas.
• Administração com 27,3% das matrículas.
• Serviço social com 8,1% das matrículas.
• Letras com 5,9% das matrículas.
• Ciências contábeis com 3,6% das matrículas.
• Matemática com 2,8% das matrículas.
• Ciências biológicas com 2,3% das matrículas.
• História com 2,0% das matrículas.
• Comunicação social com 1,9% das matrículas.
• Ciências ambientais com 1,6% das matrículas.
Os
dados do Censo do Ensino a Distância (EAD)
feito pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
mostraram como a educação superior privada tem ganhado destaque sobre a pública em
EAD. Esse crescimento acontece desde o ano de 2005 e aumenta a cada ano.
Com relação ao tipo de material utilizado pelos cursos a distância, o campeão é
o material impresso, utilizado por 87,3% das instituições. Em seguida
encontram-se os materiais disponíveis no computador e na internet, com 71,5% de
utilização pelas instituições e, em terceiro lugar, o vídeo com 51,7%. O que
mostra que todas as mídias utilizadas para o ensino a distância podem
contribuir para um ensino de qualidade em conjunto. Além disso, os sistemas de
gerenciamento de curso são muito utilizados para auxiliar nas aulas ministradas
via computador. Alguns exemplos desse tipo de sistema são o TelEduc, Moodle e e-Proinfo,
todos gratuitos.
A
partir dos dados disponibilizados pelas instituições credenciadas que
participaram do Censo feito pela ABED, cada professor do EAD atende
a cerca de 140 alunos sem a ajuda de monitores e tutores, e a 44 alunos
contando com a ajuda dos outros profissionais da educação.
O MEC mantém um rigoroso controle sobre a avaliação e o credenciamento de
cursos de graduação a distância no Brasil. Com a expansão EAD,
manter o controle da qualidade dos cursos é fundamental para que cada vez mais
alunos possam fazer esse tipo de graduação. Ou seja, mais
importante do que o tipo de modalidade e a quantidade de matrículas, é a
qualidade do ensino oferecido e a formação de um bom profissional.
O crescimento da
EAD no Brasil vem sendo cada vez maior. Programas do governo para facilitar o
acesso de alunos ao ensino superior são o principal incentivo ao crescimento do
número de cursos e vagas oferecidos na modalidade EAD.
• Administração com 27,3% das matrículas.
• Serviço social com 8,1% das matrículas.
• Letras com 5,9% das matrículas.
• Ciências contábeis com 3,6% das matrículas.
• Matemática com 2,8% das matrículas.
• Ciências biológicas com 2,3% das matrículas.
• História com 2,0% das matrículas.
• Comunicação social com 1,9% das matrículas.
• Ciências ambientais com 1,6% das matrículas.
Com relação ao tipo de material utilizado pelos cursos a distância, o campeão é o material impresso, utilizado por 87,3% das instituições. Em seguida encontram-se os materiais disponíveis no computador e na internet, com 71,5% de utilização pelas instituições e, em terceiro lugar, o vídeo com 51,7%. O que mostra que todas as mídias utilizadas para o ensino a distância podem contribuir para um ensino de qualidade em conjunto. Além disso, os sistemas de gerenciamento de curso são muito utilizados para auxiliar nas aulas ministradas via computador. Alguns exemplos desse tipo de sistema são o TelEduc, Moodle e e-Proinfo, todos gratuitos.
O MEC mantém um rigoroso controle sobre a avaliação e o credenciamento de cursos de graduação a distância no Brasil. Com a expansão EAD, manter o controle da qualidade dos cursos é fundamental para que cada vez mais alunos possam fazer esse tipo de graduação. Ou seja, mais importante do que o tipo de modalidade e a quantidade de matrículas, é a qualidade do ensino oferecido e a formação de um bom profissional.
Oi Cinthia, muito legal o texto, não sabia que Pedagogia era o curso EAD mais procurado. Obrigada pelas informações e Parabéns pelo Blog!
ResponderExcluirAbraços, Luciana.